• slide1

    AbCd

    Associação Brasileira de Cientistas para Desconstrução de Diagnósticos e Desmedicalização

Formamos uma rede de escolas comprometidas com a infância saudável e desmedicalizada. Para inscrever sua escola basta se responsabilizar por acolher os estudantes sem o discurso e a prática medicalizante que afirma diagnósticos de dificuldades de aprendizagem pedagogicamente e epistemologicamente infundados. 

DA PALMATÓRIA A RITALINA

A falta de diálogo da instituição escolar com os interesses das crianças faz com que sejam taxadas como indisciplinadas, desatentas e desconcentradas quando estão apenas sendo crianças. Se antigamente a escola usava da palmatória como castigo físico para tornar obedientes aqueles que insistiam em reagir as opressões normativas desta instituição, hoje o castigo físico é ainda mais violento, em formato de comprimido e fortalecido pelo discurso médico, de modo a castigar fisiologicamente as crianças, faz com que se afastem gradativamente de si mesmas e deixem de sentir e ser quem realmente são.

O aprendizado ocorre através dos nossos sentidos, impedir que as crianças sintam aquilo que naturalmente sentem é afasta-las de si mesmas, sabotar o seu processo de autoconhecimento, conhecimento do outro e do mundo que as cerca, prejudicando consequentemente o processo do desenvolvimento de sua autonomia. É preciso respeitar o ritmo de aprendizado de cada estudante e abrir espaço para que possam fazer escolhas e aprender a partir da experiência.

e-max.it: your social media marketing partner

 

PARCEIROS

Portal do Educador
Logo5
Casatombada Logo Oficial
7110cf02d0ca9955e4fce26149be43c9